Realizar transações bancárias de forma online tornou-se quase que automático para nós. Em minutos, conseguimos realizar pagamentos, enviar um PIX, receber valores e checar nosso extrato.
Essa modernização também chegou às empresas, principalmente ao setor do varejo. Assim, a integração bancária permite que varejistas e supermercadistas automatizem tarefas críticas, como pagamentos, conciliações e controle de fluxo de caixa, garantindo mais segurança, economia de tempo e visão clara sobre as finanças.
Neste artigo, vamos explorar os benefícios dessa tecnologia, os diferentes modelos de integração e como soluções como o RP Banking, da RP Info, podem transformar a sua rotina financeira com mais controle e inteligência.
Prossiga com a leitura!
A integração bancária é a conexão direta entre os sistemas internos de uma empresa, como ERPs ou plataformas de gestão financeira e os sistemas das instituições bancárias. Isso permite que diversas operações, como emissão de extratos, pagamento de contas, conciliação bancária e envio de remessas, sejam realizadas de forma automática, segura e sem necessidade de acessos manuais ao internet banking.
No dia a dia de uma operação varejista, onde há múltiplas contas, fornecedores e movimentações simultâneas, essa conexão se torna essencial. Pois a integração evita retrabalho, reduz falhas humanas e oferece visibilidade total sobre as finanças, e o melhor: tudo em tempo real.
Vamos aplicar um exemplo para melhorar o entendimento?
Imagine um gestor com cinco filiais em estados diferentes, por conta da facilidade e particularidades das localizações, cada filial possui contas em três bancos diferentes.
Todos os dias, ele precisa aprovar pagamentos, fazer conciliações e checar saldos. Sem a integração, seria necessário acessar cada plataforma bancária com seus processos internos e operações específicas.
Já com a integração bancária, ele pode acessar tudo isso em uma única plataforma, inclusive gerar relatórios consolidados para o financeiro e a contabilidade.
A diferença é nítida, por isso é importante entender melhor os benefícios para cada setor da gestão. Assunto do próximo tópico!
Se para os consumidores finais, a modernização e a automatização dos processos têm vantagens facilmente sentidas, para gestores e proprietários de negócios do varejo e supermercados, isso não é diferente.
Ao escolher pela implementação da integração bancária também abre-se a porta da escalabilidade da operação, maior segurança, eficiência na operação e visibilidade nos dados financeiros.
Para entender melhor o impacto positivo dessa implementação veja como se dá a distribuição dos principais benefícios em diferentes áreas da gestão:
Ao automatizar tarefas manuais, como envio de pagamentos e conciliações bancárias, a empresa economiza tempo e recursos. Imagine eliminar a rotina diária de acessar múltiplos bancos, baixar extratos e lançar manualmente cada operação? Com a integração bancária, esse processo se torna automático e muito mais confiável.
Com dados financeiros atualizados em tempo real, o gestor consegue fazer projeções mais precisas, identificar padrões e agir antes que o problema se torne prejuízo. É o fim da gestão baseada em “achismo” e o início de uma atuação estratégica, fundamentada em indicadores reais.
Com a integração ativa, é possível acompanhar entradas e saídas em múltiplas contas sem precisar pular de banco em banco. Assim, é possível controlar o capital de giro com mais assertividade, identificar períodos de maior saída ou entrada de recursos e antecipar ações como renegociações ou investimentos.
Menos tarefas manuais, menos retrabalho, menos erros: tudo isso impacta diretamente nos custos operacionais da empresa. Isso porque a automação da integração bancária reduz a necessidade de conferências manuais e libera o time financeiro para focar em tarefas mais analíticas.
Os sistemas de integração são projetados com padrões de segurança bancária, criptografia e autenticação forte, evitando exposição de dados e compartilhamento de senhas com múltiplos usuários. Ou seja, redução de riscos de fraudes e perdas financeiras.
Ao ter processos internos mais organizados e pagamentos automatizados, a empresa também ganha tempo e confiança para investir em soluções voltadas ao consumidor, como oferecer cashback, meios de pagamento personalizados ou crédito facilitado. A consequência? Maior potencialidade para fidelização e vendas.
Mas, e como é possível realizar essa integração?
Dependendo da estrutura e necessidades da empresa, a integração bancária pode assumir diferentes formatos. Esse leque de opções permite mais escolhas de acordo com os elementos de mercado, porte do seu negócio e orçamento para implementação.
Conheça os principais:
Sem dúvidas a forma mais comum. O ERP se conecta diretamente com os bancos e permite automatizar pagamentos, boletos, transferências e extratos. Reduzindo, portanto, erros e centralizando tudo em uma única plataforma.
No caso do RP Banking, nossa solução personalizada e focada em supermercados, essa integração acontece com o próprio sistema da RP Info, promovendo total sinergia entre setores.
Aqui, o foco está nos pagamentos com cartão. A integração com adquirentes como Cielo, Rede e GetNet facilita o controle dos recebíveis, reduz inconsistências e melhora o planejamento de entradas.
Nessa modalidade, o próprio varejista pode oferecer soluções bancárias ao cliente final como por exemplo, contas digitais, cartões ou até crédito direto.
Isso amplia as fontes de receita da empresa e melhora a experiência de compra. Um exemplo disso são grandes redes que criam seus próprios "bancos".
A tendência é clara: o futuro é digital, conectado e cada vez mais integrado.
Por isso, preparamos uma pequena lista de tendências que merece atenção para uma possível implementação. Vamos conferir?
O crescimento dos bancos digitais traz novas possibilidades de integração, com APIs mais abertas, atendimento mais ágil e menos burocracia. Isso favorece o varejo, que passa a ter mais opções de negociação e flexibilidade.
As empresas varejistas agora podem se tornar provedores de serviços financeiros. Sim! Com o conceito de “finanças embutidas”, supermercados e grandes lojas conseguem oferecer cartão próprio, crédito e até contas digitais aos seus clientes e tudo isso com a integração bancária no centro da operação.
Com automação bancária, o lojista automatiza o processo de cobrança, reduz inadimplência e atualiza o status de pagamento diretamente no sistema. Além de melhorar a experiência do cliente e reduzir o volume de tickets de suporte relacionados a “pagamento não localizado”.
Outra aplicação é o fornecimento dos canais digitais da loja, seja por e-commerce ou aplicativos da própria marca.
Com total integração, a experiência do cliente torna-se o foco e para o gestor, aumenta-se o alcance e as possibilidades de vendas.
O RP Banking é a solução da RP Info desenvolvida para transformar a forma como supermercados e varejistas fazem sua gestão financeira.
Com ele, sua empresa:
Tudo isso em uma única interface, conectada aos principais bancos do Brasil e pensada especificamente para as necessidades do setor supermercadista.
Você viu que a integração bancária já não é mais uma escolha, é uma solução essencial para quem deseja escalar com segurança e ter controle total sobre suas finanças.
E com o RP Banking, você conta com uma solução confiável, segura e construída sob medida para a realidade do varejo brasileiro.
Se quiser conversar com um especialista da RP Info ou ver uma demonstração, estamos à disposição.